Com o objetivo de assinalar o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, mais de 200 crianças do ensino pré-escolar do concelho de Moimenta da Beira, juntaram-se, na manhã de sexta-feira, 29 de Abril, na renovada Praça do Tabolado, em frente ao edifício da Câmara Municipal.
Sentadas no chão com um boné azul na cabeça, as crianças (do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Alvite, Leomil, Santa casa da Misericórdia e AMAI) formaram um laço azul humano que pretende alertar para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. À efeméride, associaram-se também a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal.
O “Movimento do Laço Azul” teve origem em 1989, nos Estados Unidos, quando uma avó, depois de saber que os seus netos tinham sidos vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, num gesto de alerta para o combate aos maus-tratos na infância. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo e o neto acabou mesmo por ser assassinado pelos progenitores.
Para sinalizar o mês dedicado a esta causa a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Moimenta da Beira, a Gentes CLDS 4G, em conjunto com a Câmara Municipal realizaram também outras atividades como a colocação de lonas no parque verde junto das escolas, piscina municipal e Minipreço e a distribuição de panfletos e laços junto das crianças da Santa Casa da Misericórdia e da AMAI.
As atividades desenvolvidas tiveram o patrocínio da Wigge e da Polimagra.