IVDP

Crescem os projetos sustentáveis no Douro

Foi com casa cheia que, no âmbito das celebrações do Port Wine day, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) voltou a distinguir pessoas e projetos que são casos de sucesso nas áreas do enoturismo e vitivinicultura, com os prémios “Douro+Sustentável” 2024. Estes momentos permitem-nos dar visibilidade a projetos que se têm destacado pelo desenvolvimento de boas práticas ambientais, sociais e económicas e têm uma importância sempre acrescida por serem entregues no aniversário da criação da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro, que este ano comemora 268 anos. Esta edição distinguiu a Geodouro, a enóloga Joana Maçanita, o Quanta Terra, dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, e a Adega Cooperativa de Favaios.

O IVDP, IP continua a valorizar quem se diferencia e se destaca pelo sucesso e pelo profissionalismo que imprime aos seus projetos e a quem, a tudo isto, soma a preocupação pela sustentabilidade económica, social, cultural e ambiental da Região. O território continua a surpreender pela capacidade de adaptação e reinvenção e a área da sustentabilidade não é exceção. As decisões para as escolhas não foram, por isso, fáceis.

Joana Maçanita, enóloga, produtora de vinhos, consultora e formadora na área da viticultura, enologia e enogastronomia foi distinguida na categoria de Enologia. Tendo crescido num mundo de enólogos e de pessoas ligadas ao sector da vitivinicultura, considera que o segredo para o sucesso está na «vontade de superação» e na intenção de criar um legado.

A Geodouro foi a agraciada com a distinção Viticultura. Conta com mais de 20 anos de experiência na prestação de serviços de informação geográfica, numa grande incidência de trabalho no sector agrícola. Não pode deixar de ser relevado o trabalho que tem executado em projetos de investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, com destaque para o SIGP – Sistema Integrado de Gestão de Propriedades, o INFRAVINI - Infraestrutura de Dados Espaciais Temática para Gestão das Alterações Climáticas e o EYES ON TRAP - Solução para monitorização de pragas de forma automática em culturas.

No ano em que comemora 25 anos de existência, o projeto Quanta Terra recebeu a distinção de Enoturismo. Os enólogos Celso Pereira e Jorge Alves requalificaram a antiga destilaria número 7 da Casa do Douro, em Favaios, transformando-a num centro de enoturismo, por onde já passou uma exposição da artista plástica Joana Vasconcelos, da artista Leni van Lopik, estando agora patente uma coleção de obras de artes na qual se inscreve Vhils.

A Adega Cooperativa de Favaios foi distinguida com o prémio Revelação pela sua atividade atenta e dinâmica, investindo em práticas sustentáveis e inovadoras, como é o caso da utilização de energias renováveis e da gestão eficiente dos recursos hídricos, para minimizar o impacto ambiental da produção vitivinícola. Os seus 550 associados, pequenos viticultores da Região, cultivam as suas vinhas seguindo práticas sustentáveis. Acresce ao portfólio que é a primeira cooperativa em Portugal com certificação de sustentabilidade.

As distinções “Douro+Sustentável” não só reconhecem a excelência individual, como também fazem ressaltar a importância da colaboração entre inovação e tradição, que define o futuro da região do Douro. Num mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, estas distinções reforçam que o vinho do Porto, além de ser um símbolo de qualidade, é também um exemplo de como o sector vitivinícola pode contribuir para um futuro mais sustentável.

No Dia Internacional do Vinho do Porto celebramos a importância que o vinho do Porto assume para o país, como motor de desenvolvimento e de crescimento, Porto que partilhamos com o público consumidor, numa efeméride que queremos possa constituir um momento de proximidade entre todos, um símbolo de união em torno do objetivo final que todos prosseguimos: criar riqueza e distribuí-la justamente.

Últimas Notícias

Transportes públicos em Lamego com informação em tempo real

31/10/2024

Curso de Português Língua de Acolhimento para migrantes em Armamar

31/10/2024

Percurso Pedestre “Rota das Fragas” em Maçores

31/10/2024

Presidente da Assembleia da República esteve em Murça no âmbito do “Parlamento próximo dos municípios”

30/10/2024

Orçamento Participativo apresenta “boas ideias” aos eleitores da Freguesia de Vila Real

29/10/2024

Lamego promove I Encontro do Cuidador Informal

28/10/2024

Douro Motorshow: edição inaugural promete espetáculo intenso na Régua

25/10/2024

Festa da Castanha regressa a Sernancelhe no último fim de semana de outubro

24/10/2024