Destaque Política

Costa absoluto no país e no Douro

É necessário recuar a 2005 para encontrar um resultado igual para o Partido Socialista, nos círculos eleitorais abrangidos pela região Douro. Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu terminaram a noite pintados de rosa, contribuindo para a maioria absoluta de António Costa.

Numa noite de várias surpresas são vários os pontos que merecem alguma atenção. Desde logo a maioria absoluta alcançada pelo Partido Socialista, a segunda da sua história, que conseguiu eleger 117 deputados, faltando ainda  contabilizar os círculos da emigração.

No lado oposto, o PSD bate o resultado de 2019 e regista o pior resultado da sua história. O pior resultado da história foi também o que registou o CDS-PP, o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos não elegeu qualquer deputado, algo que nunca tinha acontecido desde a Revolução dos Cravos.

À direita o crescimento do CHEGA, que será agora a terceira força política no parlamento, com 12 deputados, deu a André Ventura o mote para um discurso onde assume a liderança da oposição ao Governo.

De assinalar ainda o crescimento da Iniciativa Liberal que contará agora com um grupo parlamentar de oito deputados, mais sete do que em 2019, e a manutenção do lugar para o Livre que, depois da eleição de Joacine Katar Moreira em 2019, elege agora o seu líder Rui Tavares.

Bloco de Esquerda, CDU e PAN são outros derrotados da noite. O partido liderado por Catarina Martins perdeu 14 deputados, ficando agora com cinco, menos um que a CDU, que baixou dos 12 para seis. O PAN, que tinha quatro deputados, regressa agora ao resultado de 2015, com apenas um eleito, a porta-voz do partido, Inês Sousa Real.

A segunda maioria absoluta do Partido Socialista em eleições legislativas, corresponde também à segunda maioria absoluta na região, olhando aos resultados distritais e concelhios, do partido liderado por António Costa.

Olhando de forma mais aprofundada para a realidade do Douro, em termos de deputados eleitos, a região consegue ainda manter os cinco deputados, com mudanças de rostos mas o mesmo balanço de forças, dois para o PS, três para o PSD.

Distrito a Distrito

Bragança | O distrito transmontano foi o primeiro da região com a contagem fechada. No circulo eleitoral mais equilibrado da noite, o Partido Socialista superiorizou-se ao PSD por escassas duas décimas, o suficiente para reclamar dois, dos três deputados eleitos neste círculo eleitoral.

Nos três concelhos bragançanos que integram a CIM Douro (Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo), só Carrazeda registou uma vitória social-democrata. Contudo, no distrito nenhum deputado foi eleito pelos concelhos durienses.

O surpreendente crescimento do CHEGA nestas eleições a nível nacional, também aconteceu em Bragança com o partido de André Ventura a chegar aos 8,55%, um resultado que lhe dá o terceiro lugar, e que é superior à soma dos restantes partidos sem parlamentares no distrito, entre os que têm representação nacional.

Guarda | Com apenas um concelho no território da CIM Douro, Vila Nova de Foz Côa, o distrito da Guarda foi o que garantiu uma vitória mais folgada a António Costa. No distrito beirão o PS concentrou 45,10% dos votos, uma vantagem superior a 11 pontos percentuais para o PSD (33,52%), cimentando assim a vitória que já trazia de 2019.

Apesar da derrota social-democrata, é na bancada laranja que se irá sentar um dos deputados eleitos pela região, Gustavo Duarte. O ex-autarca fozcoense garantiu a eleição para um lugar que já ocupou entre 2002 e 2003.

É ainda neste distrito que Bloco de Esquerda (3,07%) e CDS-PP (2,21%), garantem a melhor votação nos distritos da CIM Douro.

Vila Real | Os dois deputados socialistas eleitos, Francisco Rocha e Agostinho Santa, são ambos do círculo eleitoral de Vila Real. Na única capital distrital da região do Douro, o Partido Socialista obteve uma vitória clara, assegurada a nível concelhio e distrital. No final da noite, os 41,29% dos votos sublinharam a mudança na maioria dos deputados eleitos por este círculo.

Apesar do aumento do número de votos expressos, reflexo da queda da abstenção, o Partido Social Democrata consegue apenas 40,01% dos votos, perdendo um deputado, e o domínio laranja no concelho de Vila Real. Nos concelhos deste distrito que integram a CIM Douro, apenas Murça garantiu uma vitória a Rui Rio.

Entre os partidos que não elegeram qualquer deputado no distrito, o destaque vai para o CHEGA, que passa de sétima para terceira maior força política com 7,19% dos votos. Em quarto lugar surge o Bloco do Esquerda (2,32%), seguido da Iniciativa Liberal (1,80%), CDU (1,69%), CDS-PP (1,58%), PAN (0,77%) e Livre (0,55%).

Viseu | Outrora apelidado de “Cavaquistão”, Viseu regressa às mãos do Partido Socialista, reeditando assim a vitória de 2005.

Apesar de um empate no número de deputados, PS e PSD elegeram quatro deputados cada um, a vitória socialista é conseguida com uma margem próxima dos 5% (PS 41,55%; PSD 36,81%).

Hugo Maravilha, um dos nomes do Douro nas listas sociais-democratas conseguiu a eleição para a Assembleia da República, no distrito onde mais concelhos deram a vitória a Rui Rio.

É também no distrito viseense que o PSD consegue a sua maior vitória concelhia. Em Sernancelhe, o Partido Social Democrata alcançou os 55,56%, 28 pontos percentuais à frente dos socialistas que ficaram pelos 27,46%.

Numa noite que fica marcada, tanto a nível nacional como regional, pela vitória absoluta do Partido Socialista, resta ainda sublinhar alguns dados que merecem destaque.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025