A "Conferência Murganheira" voltou a convidar para o palco do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, na sua sétima edição, dois vultos da sociedade portuguesa: Júlio Machado Vaz e Sobrinho Simões.
A assistência presente no encontro teve, na tarde do último sábado, a oportunidade única de assistir a um diálogo estimulante e enriquecedor sobre o conhecimento, o pensamento, a ciência e a sociedade.
Transmitida pela RDP Antena 1, a "Conferência Murganheira" foi moderada pelos jornalistas Miguel Soares e Tiago Alves.
Palestrante convidado da VII "Conferência Murganheira", Rodrigo Maia, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, também refletiu sobre os principais efeitos da escassez de água, desde o abastecimento urbano à energia. Abordou quais vão ser no futuro as principais consequências da indisponibilidade de água doce para suprir as necessidades típicas de consumo, desencadeadas, principalmente, pelas alterações climáticas, em especial as situações de seca que impedem o enchimento normal das barragens.
Na parte final, o evento contou ainda com uma conversa informal protagonizada em palco por Tozé Brito (cantor, letrista e compositor) e Inês Menezes (jornalista), sobre literatura, amor e outros grandes temas, intercalados com muita música.