Sociedade Vila Real

Concluídos os trabalhos de restauro do Cruzeiro do Senhor da Boa Hora, na Campeã

Chegaram ao fim os trabalhos de restauro e reposicionamento do cruzeiro do Senhor da Boa Hora, localizado junto à Calçada do Arco, na freguesia da Campeã, Vila Real.

A intervenção foi conduzida por um conservador-restaurador e acompanhada por um arqueólogo da Divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal, garantindo o rigor técnico e científico necessários.

Este cruzeiro, datado do século XVIII, havia sido retirado do seu local original na década de 1950 e permaneceu durante cerca de 70 anos numa propriedade particular. A recuperação agora concluída permitiu devolver o monumento ao espaço público, integrando-o novamente no conjunto arquitetónico viário da Campeã, que inclui ainda a calçada lajeada e o arco memorial.

A reposição do cruzeiro acontece num momento em que a Câmara Municipal de Vila Real avança com o processo de classificação da calçada romano-medieval, do arco granítico e do cruzeiro do Senhor da Boa Hora como conjunto de interesse municipal.

A recuperação do cruzeiro e a futura classificação são passos fundamentais para a preservação de um importante conjunto arquitetónico viário junto à Estrada Nacional 304, que poderá dinamizar o turismo cultural, através de roteiros dedicados ao património local.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026