A convite do município de Jacou, França, uma delegação de Sernancelhe constituída pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Santos, os Vereadores Armando Mateus e Hélder Lopes, e Carlos Silva Santiago, Deputado da Assembleia da República, participaram nas comemorações do dia 8 de maio em Jacou, dia que marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
Depois da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento aos mortos, fez -se um minuto de silêncio, seguido do hino La Marseillaise. A cerimónia prosseguiu com a intervenção de Benjamim Delprat, responsável pelo serviço dos Antigos Combatentes, que leu uma mensagem da Ministra do Interior francesa em que destacou a importância de se preservar a liberdade para manter a paz no mundo.
Seguiu -se a intervenção do presidente da UNC, que destacou o dever e a coragem dos que deram a vida pela liberdade. 16 jovens do Conselho Juvenil de Jacou abordaram o tema das mulheres que lutaram para salvar as populações que sofriam de perseguição e opressão.
Fizeram ainda uma homenagem à revolução dos cravos lembrando os momentos chaves que deram a luz à liberdade. Carlos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, lembrou que “este é o Dia da Liberdade, o Dia em que a Democracia derrotou a Ditadura e o Dia em que pudemos sonhar com uma Europa unida, livre e solidária. Foi também o Dia em que foram lançadas as bases para uma Europa onde todos somos iguais, circulamos livremente entre países, partilhamos a mesma moeda e assumimos a mesma estratégia de desenvolvimento e de futuro.
Seguiu -se a intervenção de Carlos Silva Santiago, Deputado da Assembleia da Repúblcia, que elogiou o exemplo de Jacou e Sernancelhe, no ano em que festeja os 25 anos de geminação, dois concelhos unidos pelos grandes valores e pilares da democracia francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
Renaud Calvat, presidente da Câmara de Jacou encerrou a cerimónia aludindo para a liberdade, não só pela Europa mas pelo mundo. A banda de música de Montpellier tocou o hino português e foi também ouvida a música de Zeca Afonso, Grândola Vila Morena. Ja no final da cerimonia, foram distribuídos cravos à toda a população.