Política Torre de Moncorvo

Comemorar o Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo recebe, de 5 a 7 de outubro, as Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril com atividades culturais variadas.

No dia 5 de outubro, quinta-feira, pelas 21h00, tem lugar no cineteatro de Torre de Moncorvo, o concerto comemorativo do Cinquentenário do 25 de abril “Música com Liberdade”, promovido pela Escola Municipal Sabor Artes.

Na sexta-feira, dia 6 de outubro, tem lugar a apresentação cénica da crónica “Liberdade” do livro “Guiné – Crónicas de Guerras e Amor” de Paulo Salgado, seguido de um debate sobre a guerra colonial e o 25 de abril com jovens estudantes e intervenções de José Miranda, Mário Tomé, João Maria Goudiaby e moderação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Luís Rei.

Durante a tarde, decorre a sessão solene de abertura das jornadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, Presidente da Associação 25 de abril, Coronel Vasco Lourenço e Comissão Executiva da Comemoração, Paulo Cordeiro Salgado. Após um momento de poesia decorrerá o painel 1 “A Guerra Colonial e o 25 de abril”, com moderação de José Carlos Lopes Martins e as intervenções “A Guerra Colonial e o 25 de Abril” uma visão geral de Vasco Lourenço, “Heranças da Guerra Colonial”, de Aniceto Afonso e “O Papel dos Militares (Quadro e Milicianos) no 25 de abril” de Mário Tomé. Segue-se o painel 2 sobre “a Sociedade Civil, a Guerra Colonial e o 25 de Abril”, que abordará temas como “A Sociedade Civil e o 25 de Abril”, da responsabilidade de Maria da Conceição Santos Salgado, “A Saúde e o 25 de Abril” de Álvaro beleza, “A Comunicação Estratégica de Salazar na Guerra Colonial” de José Esteves Rei, “A Comunicação Social e o 25 de abril” de Adelino Gomes, com a moderação de Álvaro Teixeira Leonardo.

O painel 3 “A Guerra Colonial vista por Ex-combatentes”, sob a moderação de José Brás conta com as intervenções de José Moura Marques, António J. Pereira, João Alberto Dinis e João Maria Goudiaby. Já o painel 4 “As Mulheres e a Guerra Colonial” será moderado por Paula Valente, intervindo Alice Goudiaby e Maria do Céu Silva.

No dia 7 de outubro, a sessão inicia com o painel 5 “25 de Abril Visto pelos Jovens” que contará com a intervenção de Luís Pereira, Manuel Diogo e Sónia M. Bastardo, com moderação de Rui Leonardo. Segue-se um debate com escritores sobre a Guerra colonial, onde intervirá Mário Beja Santos e Paulo Cordeiro Salgado, sob a moderação de António Lopes. Logo depois, terá lugar o “Momento Rogério Rodrigues” com as intervenções de Arlete Rodrigues, Paulo Cordeiro Salgado, Henrique Monteiro, Adelino Gomes e a moderação de Maria da conceição dos Santos Salgado. No final da manhã decorre o painel 6 “Presente e futuro do 25 abril” que sob a moderação de José Carlos Lopes Martins abordará temas como “Epílogo da Guerra Colonial”, por Alípio Tomé Pinto e “O 25 de Abril o Presente e o Futuro”, por Vasco Lourenço.

As comemorações terminam com uma visita ao Centro Histórico de Torre de Moncorvo que terá lugar durante a tarde de 7 de outubro.

Torre de Moncorvo recebe, de 5 a 7 de outubro, as Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril com atividades culturais variadas.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024