O Centro Interpretativo da Mulher Duriense (CIMD) em Armamar vai exibir o filme documental Chieira de Luís Esteves.
O filme, que já arrecadou vários prémios internacionais, fala-nos da história de Lisboa e da forte expressão rural na capital portuguesa, das gentes vindas das aldeias do interior.
Do mesmo autor será também apresentado o Livro "Casas Regionais em Lisboa. Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa". O livro destaca, entre outras, a Casa do Concelho de Armamar em Lisboa, uma associação que "encurta" a distância que separa os Armamarenses residentes na capital portuguesa e arredores da sua terra de origem.
Para Armamar a iniciativa reveste-se de especial significado, uma vez que é muito grande o número de Armamarenses a residir na região da Grande Lisboa, sobretudo no concelho de Loures.
De resto, as autarquias de Armamar e de Loures, municípios unidos por geminação, contribuem e participam com regularidade nas atividades desta associação.
O filme que agora chega a Armamar foi no ano passado exibido na Assembleia da República, em simultâneo com o lançamento do livro. A iniciativa partiu dos Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, e o evento foi moderado por Fátima Lopes.
Por essa altura, também o político e comentador de televisão, Luís Marques Mendes, fez referência ao livro e ao evento no seu comentário semanal na SIC.