A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) já validou o processo de certificação do heliporto do Hospital de Lamego, estando agendada a realização do primeiro simulacro para o próximo dia 2 de junho que vai testar os meios e os procedimentos de emergência.
Recorde-se que este equipamento nunca foi utilizado, devido à ausência da respetiva certificação obrigatória, facto que levou o Município de Lamego a exigir nos últimos anos, por diversas vezes, a sua abertura com carácter de urgência.
Este assunto também foi objeto de diversas intervenções na Assembleia da República por parte do deputado lamecense Hugo Maravilha, incluindo durante a audição da Presidente da ANAC. “Estamos finalmente a ver a luz ao fundo do túnel em relação a este processo. Peca por tardia esta solução que vai conduzir ao regular funcionamento do heliporto do Hospital de Lamego. Considero incompreensível que, depois de um investimento de 42 milhões de euros no novo Hospital, a população do Douro Sul esteja à espera, desde 2013, pela entrada em funcionamento completo desta infraestrutura. Como diz o povo: mais vale tarde do que nunca”, defende o Presidente Francisco Lopes.
O autarca adianta ainda que o Município de Lamego vai pagar a renovação da formação específica dos Bombeiros de Lamego, dado que a certificação atual, que ainda não teve utilidade, caduca em setembro próximo.