Cultura Sociedade Vila Real

Certificação da Louça Preta de Bisalhães

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito da Salvaguarda da Louça Preta de Bisalhães, a Câmara Municipal de Vila Real é, neste momento, detentora da Indicação Geográfica (IG) e de um logótipo da Louça Preta de Bisalhães, ferramentas essenciais para agregar valor, diferenciar produtos e serviços no mercado, garantindo, também, ao consumidor a autenticidade e qualidade do produto.

A IG identifica um produto ou serviço com qualidades únicas ligadas a um local geográfico, enquanto o logótipo é o símbolo gráfico que representa essa origem e garante a genuinidade, além de impulsionar o turismo e a economia local. 

“Registar uma indicação geográfica é uma forma de valorizar não só a Louça Preta de Bisalhães, como também de proteger os Oleiros, garantindo que as peças que produzem tenham um selo de qualidade, o que atesta autenticidade ao trabalho produzido”, assim referiu Mara Minhava, Vereadora da Cultura.

A IG traz inúmeros benefícios ao artesão e ao próprio território, na medida em que propicia o aumento da produtividade, da competitividade. Há um maior estímulo à economia local, bem como a ampliação do renome do produto da região, o que tem repercussões positivas no fluxo de turistas. 

A A. CERTIFICA, atualmente o único organismo de certificação acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a certificação de produções artesanais tradicionais, continuará a colaborar com a Câmara Municipal e, numa fase posterior, contando com o auxílio da Junta de Freguesia de Mondrões, articulará com os próprios Oleiros, para que o processo da certificação da Louça Preta de Bisalhães seja uma realidade.

“A certificação significa uma garantia de qualidade, uma informação muito importante prestada aos consumidores, bem como um incentivo aos artesãos e às oficinas para que continuem o seu trabalho”, rematou Mara Minhava.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026