Política Sernancelhe

Cavaco Silva homenageado em Sernancelhe

20Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995 e Presidente da República entre 2006 e 2016, foi agraciado com a Medalha de Honra do Município de Sernancelhe, presidido por Carlos Silva, no passado dia 1 de julho.

Oito anos após a sua última visita ao concelho, Cavaco Silva regressou a Sernancelhe, vila que visitou por quatro vezes, em funções governativas e em campanha. Em 2005, escolheu mesmo este município para apresentar a sua candidatura oficial à presidência da República.

Aliás, todos os momentos que ligam Cavaco Silva a Sernancelhe foram recordados na cerimónia: em 1992, na qualidade de Primeiro-ministro, inaugurou em Sernancelhe a Escola C+S “Padre João Rodrigues”; em 1993, autorizou a abertura da Escola Profissional, justificada pelo facto de o concelho não dispor de ensino secundário; em 2005, escolheu o município para apresentar a sua candidatura oficial à presidência da República; em 2007, já na qualidade de primeiro magistrado de Portugal, assinou a autenticação da cerimónia de trasladação do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, momento histórico para o Concelho e para o País. Em 2010, regressaria para inaugurar o Expo Salão, ato inserido dos roteiros pelo País que instituiu durante a sua Presidência.

Cavaco Silva teve ainda oportunidade de conhecer um pouco melhor o concelho, um dia organizado pela autarquia que incluiu a participação, durante a manhã, na missa dominical na Igreja Românica de Sernancelhe, um almoço com atuais e antigos autarcas no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho e a receção no Salão Nobre pelas associações do Concelho.

Antes da cerimónia oficial da entrega da Medalha de Honra do concelho, o antigo Presidente e Primeiro-Ministro, inaugurou o Monumento à Terra da Castanha, junto ao edifício da autarquia.

Já durante o seu discurso de agradecimento pela distinção, Cavaco Silva recordou as memórias que guarda das gentes calorosas, alegres, e dedicadas de Sernancelhe, referindo que são as castanhas de Sernancelhe que mais o unem a este concelho beirão, reafirmando tratarem-se das “melhores castanhas de Portugal”.

O professor, lembrou ainda que o Concelho é muito mais do que a “Terra da castanha”, é a “capital da castanha”, certeza justificada pela cultura e impacto que o fruto tem na economia local e da região, concretamente na Denominação de Origem Protegida “Soutos da Lapa”.

Aos autarcas do Concelho elogiou o trabalho e a estratégia que colocam ao serviço das pessoas, recordando os governantes que o interior continua a ser exemplificativo dos desequilíbrios do País. Por isso formulou o desejo de que agora que tanto se fala dele não vá para “a gaveta do esquecimento” dos governos e continue a ser adiado o seu desenvolvimento. E deixou a certeza de que a infraestruturação do Interior está concluída, desafiando os poderes públicos a criarem condições para que os casais do interior tenham mais filhos, pois são precisas crianças.

A sessão solene cumpriria o protocolo instituído para a atribuição de Medalhas, concretamente as intervenções, no caso do antigo Presidente da Câmara, José Mário Cardoso, do atual, Carlos Silva Santiago, e do Presidente da Assembleia, José Agostinho Aguiar, tendo, todos eles, mencionado o papel de Cavaco Silva na criação da marca “Sernancelhe Terra da Castanha”.

A cerimónia ficou concluída com um concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, que juntou em palco cerca de centena e meia de músicos, recriando o sucesso que foi a apresentação recente na Casa da Música do Porto.

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024