Economia

Cativações deixam Turismo do Norte sem dinheiro

A ferramenta de gestão orçamental tem sido usada várias vezes pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e questionada pela oposição. Agora é o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que fala em falta de verbas para pagamento de salários a partir de 31 de janeiro.

A situação é de tal forma grave que o próprio TPNP já veio dizer que poderá ver-se obrigado a encerrar alguns postos de turismo como o do Aeroporto Sá Carneiro e o da baixa da cidade invicta. Ideia reiterada por Nuno Botelho, presidente da Associação de Comerciantes do Porto num artigo de opinião hoje publicado no Jornal de Notícias: “O caso é muito grave. O TPNP tem a sua atividade quase paralisada devido às cativações (…). Não há dinheiro para pagar despesas correntes de funcionamento e os postos de turismo do Aeroporto e S. Bento vão ter que fechar portas”, escreveu.

Na origem do problema parece estar a Direção-Geral do Orçamento (DGO) que terá cativado 100% das verbas a transferir para o organismo, situação que o Ministério das Finanças disse já ter corrigido, sem que no entanto tenho chegado qualquer informação ou dinheiro ao TPNP.

Segundo o que foi possível apurar, Melchior Moreira, presidente da entidade, terá já alertado o ministro da Economia e a secretária de Estado do Turismo para a situação que se vive, chegando mesmo a assumir não ter sequer dinheiro para o pagamento de salários depois do dia 31 de janeiro.

A situação não é nova, segundo Desidério Silva, presidente da Associação Nacional de Turismo, “os cortes existem desde 2015”, no entanto, agravaram-se em 2017 obrigando mesmo ao cancelamento de programas de promoção que estariam já previstos.

Com um orçamento de 14 milhões de euros, aprovado em outubro de 2017, o Turismo do Porto e Norte de Portugal iria canalizar uma verba considerável para a promoção da região fora dos limites da península ibérica, indo ao encontro das tendências que se têm verificado no território.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025