Equipas portuguesas e espanholas confrontaram-se, no fim de semana, em combates medievais reais, nas muralhas do Castelo de Ansiães.
Após dois anos sem eventos, o Castelo de Ansiães, voltou a ser palco da feira medieval. Embora seja já um evento muito característico da região, este ano houve “um investimento muito superior a outras atividades que tivemos do género”, explicou Adalgisa Barata, vice-presidente da Câmara.
“Estamos a fazer uma coisa que acho que é inédita, pelo menos a nível de distrito sei que é, que são as lutas verdadeiras, sem ser nada encenado. O que queremos é que este também seja mais um dos nossos eventos que chamam a gente a Carrazeda de Ansiães”, explicou a autarca.
O evento teve inicio com um desfile medieval, com a participação das crianças das escolas do concelho. Na zona da Biblioteca Municipal, decorreu um Mercado Medieval, que a Câmara Municipal organizou em parceria com a Causa 4G. Ali, houve mercadores que mostraram e venderam os seus produtos, uma taberna medieval com comida e bebida ao serviço dos visitantes, e muita animação com diversos figurantes.
O Torneio Medieval no Castelo de Ansiães foi promovido pelo Município de Carrazeda de Ansiães e contou, na organização, com a equipa desportiva Portvcalle Combate Medieval.
Os primeiros combates realizaram-se no sábado, e no domingo foram apurados os vencedores, havendo 60 combatentes espanhóis e 15 portugueses. Embora não houvesse restrição na força dos golpes aplicados, existiam regras apertadas e a segurança foi sempre levada muito a sério.