A casa do Fadista Manassés - Manassés Lacerda Botelho, em Sabrosa, foi doada pelos seus familiares à Câmara Municipal de Sabrosa. A escritura de doação foi realizada no passado dia 18 de maio na presença da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, e dos herdeiros de António Josias de Lacerda Ramada, familiares do criador do estilo de fado que ficou célebre na primeira metade do séc. XX, “Fado Manassés”, e atuais proprietários da mesma.
O prédio urbano agora doado está situado na Rua de S. Roque, na freguesia e concelho de Sabrosa, e terá, no futuro, fins de utilização e valorização cultural para benefício da população Sabrosense, mantendo na sua fachada a placa com referência ao cantor Manassés de Lacerda, salvaguardando as condições acordadas pelas partes para a oficialização desta doação. Para além disso, é pretensão da Câmara Municipal de Sabrosa concretizar também aí um Espaço Memória à vida e obra de Manassés de Lacerda, dando a conhecer publicamente o seu importante trabalho realizado através da cultura.
O “filho” ilustre da vila de Sabrosa, Manassés de Lacerda, foi um grande compositor e cantor que gravou dezenas de discos e deu a conhecer as partituras dos seus fados, tornando-se um ícone da canção de Coimbra, pelo seu estilo e performance.
A Câmara Municipal de Sabrosa agradece publicamente, em nome da Presidente da Câmara Municipal, a doação efetuada e o gesto agora concretizado por parte dos Herdeiros de António Josias de Lacerda Ramada que, desta forma, estão a enriquecer e salvaguardar o património cultural da vila e concelho de Sabrosa.