Freixo de Espada à Cinta será o concelho anfitrião do próximo Campeonato Europeu de Pelota, com data prevista para abril do próximo ano.
O acordo ficou hoje fechado após negociações entre o Executivo Autárquico, representado pelo Vereador Pedro Vicente, e o Presidente da Federação Mundial de Pelota, Alberto Soldado, num encontro que decorreu em Valência (Espanha), à margem do Campeonato do Mundo de Pelota 2023, que conta com a participação de 3 atletas freixenistas.
O Campeonato Europeu de Pelota 2024 trará a Freixo de Espada à Cinta cerca de 150 atletas de várias seleções europeias, uma grande aposta com um importante impacto para a dinamização do desporto a nível internacional e para o desenvolvimento económico do concelho.
O reconhecimento internacional associado a este evento é motivo de orgulho para todos aqueles que têm trabalhado para manter viva a tradição da pelota no concelho como explica o autarca, Nuno Ferreira.
“Enquanto autarca de uma região do interior é um orgulho tremendo termos sido escolhidos para a realização deste campeonato. É o resultado de um trabalho árduo que temos levado a cabo na dinamização da pelota no nosso concelho com uma crescente participação das gerações mais novas nesta atividade.
Vão ser mais de 150 atletas que vão estar no nosso concelho com tudo de positivo que isto pode trazer.
A aposta nos jogos tradicionais, e em especial na pelota, já tem dado frutos, há uns meses participamos na Taça Latina e na Seleção Nacional já temos atletas naturais de Freixo de Espada à Cinta.
Costumo dizer que Freixo de Espada à Cinta é a porta de entrada de Portugal para a Europa e essa é uma realidade que fica sublinhada com essa escolha para organizarmos este campeonato europeu.
Não falar apenas falar do interior, é preciso praticar o interior e é isso que estamos a fazer”.