É o terceiro livro de Aquilino reeditado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, depois de “O Homem da Nave”, em maio de 2017, e de “Terras do Demo”, em abril de 2019, este em parceria com os dois outros Municípios Aquilinianos.
“Sentado na borda do tanque, que uma figueira toldava de deleitável sombra, instruía-me o senhor padre Ambrósio da latinidade. Homem de muitas letras, já ruço, mas ainda de bom garbo nos seus setenta anos, sãos de alma e de corpo, antes de abrir Horácio, aprazia-lhe lembrar, num doce tom de iluminado:
- Neste sítio, Libório, descansou o grande padre S. Francisco de jornada para Compostela. Reza a história que o servo de Deus vinha trilhado do caminho e tinha sede”.
Assim começa “A Via Sinuosa”, segunda obra (1918) do amplo e incomparável catálogo literário de Aquilino Ribeiro, reeditada agora pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Bertrand Editora, iniciativa no âmbito da programação nacional dos 60 anos da morte do Mestre.
O livro, prefaciado por João Soares, ex-ministro da Cultura, vai ser apresentado no dia 1 de outubro, às 15 horas, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, cerimónia que contará com a presença dos três autarcas-presidentes das Terras do Demo, Paulo Figueiredo, Carlos Silva Santiago e Paulo Marques, tendo como apresentadores da obra Eduardo Boavida, diretor editorial da Bertrand, Aquilino Machado, neto do escritor, e João Soares, antigo governante. O evento, onde atuará a Orquestra CemNotas, vai encerrar com uma Merenda Aquiliniana.
A cerimónia é aberta ao público.