No âmbito da comemoração do 3o aniversário da elevação da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo a Basílica Menor Nossa Senhora da Assunção, decorre no dia 18 de julho, pelas 19h00, o concerto de órgão “Sons Históricos da Basílica”, por Miguel Alves.
No decorrer do concerto serão interpretadas peças de Pedro de Araújo (1640 – 1705), Jonhann Jakob Froberger (1616 – 1667), William Hayes (1708 – 1777) e Diogo da Conceição (séc. XVII).
Miguel Eduardo Ventura Alves é natural de Bragança, tendo iniciado os seus estudos musicais no Conservatório de Música e Dança de Bragança, aos 10 anos. Em 2023, concluiu o 8.o Grau do Curso Articulado de Música, sob a orientação de Tadeu Filipe na disciplina de instrumento – órgão.
Já fez concertos na Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção, Torre de Moncorvo; na Igreja e Mosteiro de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto; e na Catedral de Bragança.
Atualmente, frequenta a Licenciatura em Música, com especialização em Performance de Órgão, na Universidade de Aveiro, sob a orientação de António Mota.