Cultura Sociedade

Barros celebra 50 anos de liberdade em colaboração com artista portuguesa

A Barros, casa de Vinho do Porto fundada em 1913, celebra o 50º aniversário do 25 de abril com o lançamento de uma edição especial da colheita de 1974. Em parceria com a artista portuguesa Teresa Rego, a marca celebra o talento português através da criação de um packaging especial que reflete a interpretação deste marco histórico.

Expressão centenária de um talento exclusivamente português, traço maior da sua personalidade, testemunha e embaixadora de história nacional que acompanha há mais de 100 anos, a Barros assinala os 50 anos de Liberdade com o lançamento de uma edição do Vinho do Porto de 1974, que apresenta uma roupagem diferente, de autor, especial.

O packaging celebratório dos 50 anos do 25 de abril procura aliar o talento português à arte, através de uma interpretação do momento histórico por Teresa Rego. A liberdade representada pelas mãos da artista da nova geração está presente numa ilustração que celebra abril sem barreiras ou restrições. A ilustração desenvolvida ganha vida na garrafa, no rótulo e contra-rótulo, e na caixa individual. Nela estão representados valores como a jovialidade e a vivacidade, através das cores que, juntas, dão fôlego a uma desconstrução descontraída e arrojada da data. 

 Uma identidade visual que desafia e, ao mesmo tempo, vai ao encontro da identidade Barros e às comemorações de abril. Uma obra que pretende ser um contrassenso cénico: a serenidade em confronto com a força da data, um conceito que se abre à interpretação de cada um. Por fim, uma homenagem viva à coragem de um povo e à beleza da liberdade de pensamento. E de criação.

Reconhecido a nível nacional e internacional com prémios de excelência, a colheita de 1974 resulta num vinho brilhante, de cor âmbar clara. Com um nariz rico e envolvente, dominado por opulentos aromas de ameixas secas e amêndoas, detém uma textura sedosa e delicada. Na boca, destacam-se os frutos secos e o requinte das especiarias muito bem integradas com as sugestões de madeira. É um vinho bem estruturado, elegante, com um final delicioso e persistente.

Cada garrafa desta coleção, também ela ilustrada, é uma homenagem ao estilo revolucionário que transformou Portugal e um convite a todos os que desejam apreciar e celebrar a história através de uma colheita icónica. Um tributo de Barros ao verdadeiro talento português. De edição limitada e exclusiva, é um objetivo de colecionismo ímpar.

Teresa Rego, nome convidado pela casa centenária, é uma artista, ilustradora e designer portuguesa que cria ilustrações coloridas e ousadas. Em Portugal, concluiu o Mestrado em Arquitetura em 2014. Depois mudou-se para Londres para prosseguir a sua paixão pela ilustração, e em 2018 licenciou-se na University of Arts London, Camberwell College of Arts, com um Mestrado em Ilustração. Agora, de volta ao Porto, tem estúdio e showroom próprios na cidade. Do vasto currículo fazem parte as muitas colaborações com diversas marcas nacionais e internacionais.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024