Sociedade Torre de Moncorvo

Baixo Sabor com mais de meio milhão de euros para rota de pintura mural

A Associação de Municípios do Baixo Sabor vai promover uma “Rota da Pintura Mural", dispondo de mais de meio milhão de euros para recuperação e restauro de pinturas murais em vários templos deste território.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares, disse que este projeto era um anseio dos quatro autarcas que integram esta entidade intermunicipal.

“A candidatura foi aprovada e trata-se de um anseio dos autarcas que representam os quatro municípios que integram a AMBS, sendo um objetivo importante para o território com finalidade de valorizar o turismo religioso, traçando assim uma rota turística como destino nesta região”, vincou o autarca.

Segundo uma publicação em Diário da República (DR), o projeto "História a Fresco - Rota da Pintura Mural” dispõe de um valor base de 527.261 euros.

De acordo com o documento, publicado em 07 de setembro, esta candidatura visa conservar e restaurar pinturas murais a fresco, estruturas retabulares, bem como a execução de pequenas intervenções de revisão e melhoramentos nos edifícios nos quatro concelhos abrangidos por esta associação intermunicipal: Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

“Após a recuperação dos frescos existentes em capelas e igrejas destes quatro concelhos, vamos promover uma rota de visitação que prevê também a construção de centro de interpretação que ficará situado em Macedo de Cavaleiros”, explicou Eduardo Tavares.

O também autarca de Alfândega da Fé mostrou-se “muito satisfeito” com o arranque deste novo projeto para o território do Baixo Sabor, sendo considerado um passo “importante na consolidação da estratégia turística para o território dos Lagos do Sabor”.

“Esta intervenção faz parte da nossa estratégia turística para promoção e visitação dos Lagos do Sabor, para além desta rota da pintura mural fresco, prevê, ainda a criação de uma biorregião, complexos turísticos neste território, que conta também com circuito panorâmico composto por vários miradouros, entre os motivos de atração”, vincou Eduardo Tavares.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026