O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) alcançou um marco significativo na sua trajetória de 30 anos de trabalho contínuo, nos Serviços de Laboratório e na Câmara de Provadores, com o sucesso da recente avaliação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a norma ISO 17025. A ausência de não-conformidades deixadas pelo IPAC nesta avaliação é testemunho da eficácia e do rigor dos processos implementados pelo IVDP, IP.
A recente acreditação do Laboratório em Peso da Régua vem confirmar a estratégia de proximidade à Região Demarcada do Douro, ao permitir, diretamente na região de produção, a realização de análises laboratoriais e sensoriais para a certificação e o controlo dos vinhos produzidos na região.
Recorde-se que, ao obter a sua acreditação em 1994, o laboratório do Instituto foi pioneiro, tornando-se o primeiro laboratório acreditado na área vitícola, em Portugal. Desde então, tem trabalhado de forma continuada para assegurar a certificação da Denominação de Origem Protegida (DOP) Douro, DOP Porto e da Indicação Geográfica Protegida (IGP) Duriense. A Câmara de Provadores do IVDP, IP também alcançou um marco histórico ao tornar-se, em 4 de fevereiro de 2000, o primeiro laboratório de análise sensorial acreditado, a nível mundial, para a análise de vinhos.
Atualmente, o IVDP, IP possui mais de 200 ensaios acreditados no conjunto da análise sensorial e da análise físico-química, um crescimento exponencial se pensarmos que em 1994 o âmbito da acreditação do laboratório abrangia apenas 11 ensaios. Este aumento reflete o compromisso do IVDP, IP com a excelência e a melhoria contínua.
A extensão da acreditação pela norma ISO 17025 em Peso da Régua teve início em 2022 com a acreditação da Sala de Prova, sendo reforçada no corrente ano com a extensão ao núcleo laboratorial. Esta acreditação, para além do reconhecimento formal da competência técnica do laboratório e da câmara de provadores do IVDP, IP, representa um reforço das competências de proximidade, facilitando a certificação e o controlo dos vinhos produzidos na região.
Saliente-se que o IVDP, IP, para além destas acreditações que abrangem o laboratório e a câmara de provadores, é igualmente um organismo acreditado para a certificação de produtos vitivinícolas. Neste âmbito, em 2010, o IVDP, IP vê-se acreditado como organismo de certificação de produto pela norma ISO 17065, ampliando o seu papel na certificação da DOP Douro, DOP Porto e da IGP Duriense. Esta norma é aplicada a organismos que certificam produtos, processos e serviços, garantindo que estes atendem a critérios estabelecidos e são submetidos a avaliações contínuas.
Já no corrente ano, o IVDP, IP submeteu um pedido de extensão da acreditação tendo em vista incluir, no âmbito da referida norma internacional, a atividade de gestão das parcelas de vinha da Região Demarcada do Douro. A avaliação do pedido de extensão revelou um resultado notável: não foi encontrada qualquer não-conformidade, nem identificada qualquer oportunidade de melhoria no processo de gestão das parcelas de vinha. Este resultado evidencia o alto nível de organização e controlo mantido pelo Instituto na gestão das vinhas, um factor crucial para a manutenção da qualidade dos vinhos produzidos na região.
Com esta extensão da acreditação concluída em 2024, concluiu-se a cobertura plena de toda a área de atuação do IVDP, IP, desde a vinha ao vinho, robustecendo a sua posição como guardião da qualidade dos vinhos da Região Demarcada do Douro.
Os resultados das duas avaliações, efetuadas pelo IPAC, ao núcleo laboratorial em Peso da Régua e a extensão à gestão das parcelas de vinha, segundo as normas internacionais acima referidas, sublinham a robustez do Sistema de Gestão implementado. Como mencionado num dos relatórios dessas avaliações efetuadas pelo IPAC, “O Sistema de Gestão revela um elevado nível de consolidação e maturidade…”. Esta maturidade é o reflexo do compromisso contínuo do Instituto com a excelência e a melhoria contínua, não só na certificação dos vinhos, mas também na gestão das vinhas que dão origem a esses produtos.
As acreditações alcançadas por estas normas internacionais constituem marcos prestigiosos para o IVDP, IP e um reconhecimento claro da sua competência técnica, confirmando-o como uma referência na certificação de vinhos, valorizando, consequentemente, a qualidade dos vinhos com DOP Douro e DOP Porto e reforçando a confiança dos consumidores e dos parceiros de negócio no mercado global.