Lamego Sociedade

Autarquia lamecense aprova redução de 30% no IMI para prédios de interesse público e 20% para arrendados

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Lamego aprovou, para 2023, uma redução de 30% da taxa de Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) aplicável a prédios urbanos classificados de interesse público, de valor municipal ou património cultural, e uma redução de 20% para os prédios que se encontram arrendados, de forma a aumentar a disponibilidade de habitações no mercado de arrendamento.

Neste contexto, apenas beneficiam da redução da taxa de IMI os pedidos que derem entrada na Câmara Municipal de Lamego até ao próximo dia 30 de novembro.

Para isso, os interessados devem enviar o formulário disponível em www.cm-lamego.pt para o endereço [email protected] ou entregar o documento no Gabinete de Atendimento.

Podem solicitar esta diminuição do IMI, os proprietários dos imóveis ou os titulares de um direito que lhe confira legitimidade. O benefício é atribuído à fração, pelo que o pedido deve apenas ser formulado por um dos proprietários. Deve ser apresentado um pedido por cada imóvel (por artigo matricial), contendo requerimento (devidamente assinado) e documentação de instrução referente a esse local.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026