Foi assinado esta semana o protocolo de cooperação entre o Município de Tabuaço e a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora. A formalidade garante o apoio aos produtores de bovinos, caprinos e ovinos do concelho.
A partir de agora a Câmara Municipal de Tabuaço garante um apoio monetário para a criação de gado no concelho, podendo beneficiar desta medida os agricultores a título individual ou coletivo que exerçam uma atividade pecuária e sejam detentores de bovinos, ovinos e/ou caprinos devidamente verificados no Programa Informática de Saúde Animal (PISA) e no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (Idigital).
Mediante este protocolo, estabelecido e assinado no dia 23 de Janeiro, pelo presidente da Câmara e representantes da Associação de Criadores de Gado da Beira Távora, o apoio atribuído assume o carácter forfetário, estando sujeito, entre outros fatores, ao número de animais. Em termos gerais, o apoio distribui-se por 2 euros para ovinos ou caprinos, aumentando para 10 euros na espécie bovina.
Para o Executivo Municipal, “o estabelecimento do presente protocolo baseia-se na inegável importância que a agricultura e pecuária têm para o concelho de Tabuaço, nomeadamente a produção de gado, à qual se somam as atuais e conjeturais dificuldades na área”.