O Município de Carrazeda de Ansiães e a Associação Transmontana pelo Desenvolvimento assinaram um acordo de colaboração com o interesse mútuo de promover apoio técnico e logístico entre as duas instituições, para a realização da Academia dos Direitos Humanos de Setembro de 2023, em Carrazeda de Ansiães.
A ATPD é o principal promotor e organizador da Academia dos Direitos Humanos. Para esta primeira edição, contam com o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho e com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto como parceiros científicos, bem como, com a presença de uma docente e investigadora da Universidade de São Paulo e um Professor e investigador da Universidade de Aveiro. O título da primeira edição é: Oficina das Comunidades.
Esta iniciativa é, ainda, uma oportunidade para o desenvolvimento do concelho dado que poderá contribuir para a ligação entre os diversos agentes locais, a integração de todas as comunidades, a atração dos jovens para o interior, a dinamização da economia local, a divulgação da cultura e das iniciativas locais, entre outros. A população será envolvida no processo, abrindo-se espaços de reflexão coletiva que permitam o empoderamento e uma maior coesão social.