Sociedade

Associação Vale d'Ouro galardoada pela Rionor

A Associação Vale d'Ouro recebeu, através do seu Presidente da Direção, um galardão, este sábado, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, por ocasião da Velada Raiana Festiva que assinala dos 10 anos da Associação Rionor.

A Associação Rionor deliberou, em 23 de outubro de 2023, atribuir um Galardão à Associação Vale d'Ouro, tendo em conta os excelentes contributos dados à região, em particular, atendendo à proposta apresentada em 2021 para a Linha de Alta Velocidade Porto/Madrid via Trás-os-Montes e Castilla y León, no âmbito da discussão pública do Plano Nacional Ferroviário. A entrega da distinção ocorreu perante um auditório composto por diversas personalidades do distrito de Bragança e da região de Castilla e León.

Luís Almeida, Presidente da Direção da Associação Vale d'Ouro, agradeceu o galardão e dedicou-o aos autores do estudo que motivaram o reconhecimento, sem deixar de enaltecer o trabalho da Rionor: "esta associação obriga-nos a pensar: juntou na mesma mesa perspetivas diferentes sobre a ferrovia em Trás-os-Montes e promoveu a discussão de todos os pontos de vista", rematando com uma crítica ao poder central - "e este exercício é algo que Lisboa se recusa a fazer".

Na sessão onde, além de outras individualidades e instituições, também Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, foi distinguida. A ainda governante enalteceu o trabalho da Associação Vale d'Ouro na promoção da acessibilidade ferroviária e reconheceu o seu valioso contributo para a região.

A Rionor tem origem na criação do Movimento Cívico DART (Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes), criado na aldeia de Varge no dia 1 de novembro de 2013 e cuja iniciativa mais relevante foi a realização em 2014 do Fórum "Que posso Fazer Por Trás-os-Montes?". A Velada Festiva Raiana "Dez Anos de Participação Cívica em torno da Rionor" teve lugar no Auditório Paulo Quintela em Bragança e, depois de uma primeira parte com música tradicional transmontana e raiana, teve, na segunda parte, um breve balanço das atividades realizadas e a entrega do Galardão comemorativo dos Dez Anos de Participação Cívica em torno da RIONOR a todas as entidades que apoiaram a instituição.

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024