Desporto Vila Real

Assinatura de protocolo para criação da Academia de Futebol de Vila Real

Decorreu no dia 3 de junho, na Câmara Municipal de Vila Real, a assinatura de um protocolo entre o Município de Vila Real e a Associação de Futebol de Vila Real, com vista à criação de uma Academia de Futebol no concelho.

Nesta cerimónia, que contou com a presença o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, foi ainda apresentado o projeto da Academia de Futebol de Vila Real que ficará instalada no Monte da Forca. Para além da requalificação das instalações existentes está prevista a construção da nova sede da Associação de Futebol de Vila Real, um campo de relva sintética, novos balneários e criação de parques de estacionamento, entre outras intervenções.

Esta academia terá o seu especial enfoque na formação desportiva ao nível do futebol para todo o distrito, mas servirá também para receber estágios das várias seleções nacionais deste desporto. Para o Presidente da Associação de Futebol de Vila Real, António Silva, a construção da nova sede da associação é a concretização de um sonho, “em boa hora que a Federação Portuguesa de Futebol nos lançou a todos esse desafio, um desafio que estudámos, planeámos e negociámos e hoje está dado aqui o primeiro passo para que se concretize, julgo que todos vão beneficiar desta academia, os atletas, os clubes, o distrito e também a seleção nacional pois passaremos a ter um espaço onde poderemos receber algumas das nossas seleções nacionais”.

Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal, referiu que a construção desta academia é uma prenda pelos 100 anos de Vila Real cidade, que se assinalam no próximo ano, “uma prenda que se deve sobretudo ao trabalho do senhor Presidente da AFVR, António Silva, do senhor Vereador e Vice-presidente da Câmara, Dr. Alexandre Favaios, assim como à visão, não só para Vila Real, mas para todo o país, do senhor Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes”, o edil vila-realense sublinhou ainda que “com a remodelação do Monte da Forca, com a construção de um novo campo, balneários e com a fixação da sede da AFVR naquele espaço, ficam a ganhar os clubes do distrito, o Sport Clube de Vila Real, fica a ganhar, com certeza, o país e todo o ecossistema do futebol”.

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol afirmou que “um dos fatores fundamentais para que haja um melhor desenvolvimento do país é a existência de equipamentos desportivos e nós temos consciência da enorme dificuldade que é encontrar, em muitas circunstâncias, espaços e equipamentos onde os clubes e os jovens possam desenvolver a sua atividade, foi por isso que além do programa “uma associação, uma academia”, em que dotámos um fundo para apoiar as associações, também criámos um fundo para apoiar os clubes”, salientando que “mais de 300 clubes acederam a esse fundo da Federação para também desenvolverem a melhoria dos seus equipamentos desportivos”.

De acordo com a estimativa orçamental apresentada esta empreitada terá um custo a rondar 1 654 000€, dos quais 800 mil euros serão suportados pelo Município, 600 mil pela Federação Portuguesa de Futebol e 200 mil euros pela Associação de Futebol de Vila Real.

Últimas Notícias

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024

Piscinas Descobertas de Lamego reabrem a 21 de junho

14/06/2024

Moncorvo apresenta programas de verão para os mais novos

14/06/2024

Crianças da Misericórdia de Lamego encerram ano letivo em festa

14/06/2024

Mais de uma centena de pilotos na Rampa de Santa Marta de Penaguião

14/06/2024

Câmara de Lamego assina contrato de financiamento para criação de Parque da Saúde

12/06/2024

Peso da Régua recebe 3,5 milhões para habitação

12/06/2024