A Câmara Municipal de Armamar volta a integrar o lote dos municípios portugueses que abraça o desafio da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para se organizarem ao nível local iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP), que decorrem entre 28 e 30 de setembro, este ano subordinadas ao tema: partilhar memórias.
Em Armamar vão ser dinamizadas: uma exposição do brinquedo e das brincadeiras de antigamente, que estará patente ao público no salão nobre do edifício da Câmara Municipal, durante os meses de setembro e outubro; uma visita guiada à aldeia museu de Goujoim, na tarde de sábado, 29; uma caminhada pelo vale do rio Tedo até ao seu encontro com o Douro, na tarde de domingo, 30 e; no Jardim de Infância de Armamar avós e netos serão os protagonistas de momentos de convívio, partilha e afetos entre os dias 1 e 4 de outubro.
Trata-se de um conjunto bastante rico de ações que levam os participantes à partilha de memórias, favorecendo o diálogo inter-geracional, numa procura de transmissão da memória coletiva dos mais velhos para os mais novos, garantindo que a passado não é esquecido. Pelo contrário, procurar-se-á revivê-lo no presente e dele tirar ensinamentos para delinear os horizontes de futuro.
As JEP são uma organização do Conselho da Europa e da Comissão Europeia com o objetivo de aproximar os cidadãos dos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, e assim realçar o valor e a dimensão do património ao nível Europeu.