Armamar Destaque Sociedade

Armamar inicia recolha seletiva de resíduos orgânicos em 2025

O município de Armamar vai implementar, nas primeiras semanas de 2025, a recolha seletiva de resíduos orgânicos. O objetivo é separar os resíduos que resultam da preparação de refeições e os restos das mesmas.

Como exemplos incluem-se restos de comida, frutas, legumes, café e guardanapos de papel. A iniciativa implica o envolvimento e o compromisso de todos, desde o setor empresarial ao doméstico. 

Para garantir uma implementação eficiente, a medida será introduzida de forma gradual. Numa primeira fase, serão instalados contentores castanhos na via pública, localizados junto aos contentores de reciclagem e resíduos indiferenciados já existentes.

Em simultâneo, as empresas do setor HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), bem como as escolas, IPSS e outras entidades, irão receber contentores adequados para a separação de resíduos orgânicos.

Finalmente, numa última fase, pequenos baldes serão disponibilizados aos cidadãos que desejem aderir. 

O município de Armamar reforça o compromisso com as metas de sustentabilidade definidas pela União Europeia e previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU2030).

Últimas Notícias

Tempestade de granizo e trovoada provoca danos em Tabuaço e S. João da Pesqueira

18/06/2026

Ed02.Ep4 - Gondomar

17/06/2026

Vindouro distinguida como Evento Nacional do Ano

16/06/2026

Bragança fecha ruas ao trânsito durante os fins de semana para dar mais espaço às pessoas

12/06/2026

Repovoamento piscícola nas albufeiras da Dama e da Ponte Pedrinha

9/06/2026

AgroEduca Futuro aproxima mais de 1.200 alunos das ciências agrárias e veterinárias

9/06/2026

GNR conquista XXII Torneio Inter-Instituições de Futsal de Vila Real

9/06/2026

Piscinas Descobertas de Lamego reabrem a 15 de junho

9/06/2026