Alijó Política

Alijó reivindica pontos de entrega de água na ligação dos sistemas de abastecimento de Parada do Pinhão e Vila Chã 

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, esteve em Alijó, a 03 de agosto, para assistir à apresentação pública do projeto de ligação do Sistema de Abastecimento de Água de Parada do Pinhão ao Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, uma empreitada da responsabilidade da empresa Águas do Norte.

Durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes, reivindicou a inclusão nesta empreitada de pontos de entrega de água para abastecimento às oito aldeias da Freguesia de Vila Verde.

Tanto o Secretário de Estado do Ambiente, como os responsáveis da empresa Águas do Norte, mostraram-se disponíveis para rever o projeto em fase de obra e aceder ao apelo do Presidente da Câmara Municipal de Alijó que visa beneficiar a população da Freguesia de Vila Verde, que não é servida pela rede pública de abastecimento.

José Rodrigues Paredes considera que esta é uma obra muito importante para o Concelho de Alijó, cujo sistema de abastecimento de água atingiu níveis preocupantes, em 2022. A apresentação do projeto foi feita pelo Presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, José Machado do Vale. A empreitada implica um investimento de 5,3 milhões de euros e permitirá reforçar a fiabilidade e a qualidade do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, que serve os municípios de Alijó e Murça.

Esta solução vai permitir, em caso de necessidade, o abastecimento parcial do Sistema de Vila Chã a partir do Sistema de Parada do Pinhão, através da instalação de uma conduta adutora gravítica numa extensão aproximada de 15 quilómetros.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024