A Casa dos Noura, em Alijó, recebeu uma Sessão Pública sobre o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) das Serras do Marão, Alvão e Falperra, que afeta o território da Freguesia de Vila Verde e da União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga.
Este PRGP encontra-se em processo de Discussão Pública, pelo que é fundamental a participação dos atores locais que poderão submeter os seus contributos até ao dia 13 de janeiro de 2023. A Sessão Pública contou com a presença da Diretora-geral do Território, Fernanda do Carmo, e de várias entidades com responsabilidades na área do ordenamento do território e de gestão da paisagem.
O PRGP das Serras do Marão, Alvão e Falperra tem por objetivos promover uma transformação da paisagem no sentido de uma maior resiliência aos fogos rurais, dotando os territórios com mais atividades económicas ligadas aos seus recursos naturais e maior equilíbrio do ponto de vista da sua biodiversidade e capital natural.
Da iniciativa da Direção-Geral do Território, a conceção do PRGP das Serras do Marão, Alvão e Falperra contou com o estreito envolvimento das autarquias, das entidades da administração central e dos atores locais, num processo de construção coletiva. Em causa estão estratégias e articulação de instrumentos de política, com medidas programáticas do PTP ao nível do planeamento, o que coloca na agenda coletiva - da sociedade, da Administração e da Academia - a responsabilidade de discussão de questões fundamentais para a transformação da paisagem e para a diversificação da economia rural.
Este período de discussão pública é particularmente importante para a reflexão, debate e concertação entre a comunidade técnica, científica e sociedade civil. Esperam-se contributos sobre as soluções das propostas dos programas de reordenamento e novas formas de gestão da paisagem, nas quais os atores locais se revejam.