UTAD

A UTAD e o programa Lusofonia +: fazer da educação uma ponte para o futuro da CPLP

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) dá mais um passo na consolidação da sua estratégia de internacionalização com a criação do Programa de Bolsas de Estudo “Lusofonia +”, uma iniciativa focada em estudantes oriundos dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este programa, realizado em parceria com empresas como a Dourogás, a Norvia e a Continental ou a Fundação Manuel António da Mota, reafirma um compromisso real com o espírito de comunidade e o desenvolvimento social e económico das nações lusófonas, oferecendo apoio a estudantes oriundos desses países que frequentam cursos de licenciatura e mestrado na UTAD, e que se destacam pelo seu empenho e motivação para os prosseguir e concluir com sucesso.

A aposta na Lusofonia não é apenas simbólica, mas uma das prioridades da UTAD para reforçar a projeção dos seus saberes e competências no mundo. Com mais de 1.100 estudantes internacionais, três em cada quatro provêm de países da CPLP, destacando-se o Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Esta presença significativa reflete a eficácia das parcerias entre a UTAD e as instituições destes países, promovendo a mobilidade de estudantes e docentes e incentivando a cooperação científica e técnica em áreas cruciais como a segurança alimentar, agronomia, medicina veterinária, engenharia ambiental e informática. Para além dos mais de 200 protocolos firmados com universidades brasileiras, a UTAD tem celebrado vários acordos de cooperação com universidades e entidades governamentais de Cabo Verde, Moçambique e Angola.

Um dos principais objetivos do Programa Lusofonia + é melhorar as condições de vida e de estudo para os estudantes da CPLP, reconhecendo os desafios financeiros que muitos enfrentam. A UTAD foi a primeira universidade portuguesa a decidir, a partir do ano letivo de 2024/25, igualar o valor das propinas dos estudantes CPLP ao dos estudantes nacionais, uma medida que terá um impacto positivo significativo nas suas vidas. Além disso, a UTAD tem trabalhado continuamente na integração destes alunos, implementando iniciativas como a criação de um espaço multirreligioso, programas de mentoria e tutoria, a abertura de uma sala de estudo acompanhado, e a disponibilização de cursos de língua portuguesa para estudantes estrangeiros. 

Através deste programa, a UTAD demonstra que a construção de uma verdadeira comunidade lusófona vai além de palavras bonitas e discursos vazios. Ao implementar medidas práticas e concretas, como a redução das propinas e o apoio académico, a universidade está a dar passos sólidos para fortalecer os laços entre os países da CPLP e proporcionar aos jovens a oportunidade de construir um futuro melhor. O compromisso da UTAD com a internacionalização está, assim, diretamente ligado à sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e económico dos países e do mundo da lusofonia.

Últimas Notícias

III Encontro de Dança em Tarouca com centenas de bailarinos em palco

15/04/2025

Protestos, greves e sindicatos no Marcelismo são tema de exposição

15/04/2025

Feira do Folar e dos Produtos da Terra regressa a Carrazeda de Ansiães

15/04/2025

Lamego acolhe encontro nacional sobre direitos das crianças

15/04/2025

Biblioteca Municipal acolheu reunião mensal da RIBD

15/04/2025

Museu de Lamego apresenta Festival Japão. Torna-Viagem no âmbito da programação Osaka em Portugal 2025

14/04/2025

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

8/04/2025

XV Mostra de Teatro percorre Douro entre abril e maio

8/04/2025