Desporto Peso da Régua

A Mais Bela Corrida do Mundo volta a colorir o Douro

A Meia Maratona do Douro Vinhateiro está de regresso para mais uma edição que promete muita cor e animação, mas também dois momentos de homenagem que estão a ser preparados.

Descrita como “A Mais Bela Corrida do Mundo”, a prova deste ano é totalmente dedicada aos vinhos e aos produtores da região, integrando assim as comemorações da distinção do Douro como Cidade Europeia do Vinho 2023.

“Todo o evento está pensado este ano à volta da Cidade Europeia do Vinho com uma série de mensagens e momentos dedicados a este tema”, explica Paulo Costa, organizador da prova.

A região que foi reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade em 2001, mais precisamente os chamados “jardins suspensos” que rodeiam Peso da Régua serão o pano de fundo da prova. A designação refere-se aos gigantescos socalcos esculpidos no xisto das montanhas durienses, pintadas de verde e castanho ao longo das encostas íngremes, repletas de vinhas, quintas e pequenas povoações.

A prova principal, com 21 quilómetros, tem partida marcada para as 9 horas na Avenida do Douro, indo em direção ao tabuleiro da Ponte Pedonal de Peso da Régua. Depois, os participantes seguem junto à margem do rio, pela Nacional 222, até encontrarem o ponto de retorno, onde dão a volta e regressam pelo mesmo percurso.

Para quem preferir, há duas mini-maratonas, uma cronometrada e outra sem qualquer espírito competitivo, ambas com apenas cinco quilómetros.

Paulo Costa explica que este ano a prova contará com duas homenagens, uma a Cláudia Calçada, atleta que na edição do ano passado se sentiu mal sendo transportada para o hospital onde viria a falecer quatro dias depois e outra ao Comendador Rui Nabeiro.

“Vamos ter uma homenagem à Cláudia Calçada que faleceu depois de se ter sentido mal na prova do ano passado. Ao km14 vamos ter um memorial com um pórtico, flores e desenhos que acredito que seja um momento marcante para todos os atletas.

Junto ao Museu do Douro vamos ter também uma homenagem com um pórtico ao Comendador Rui Nabeiro que está connosco desde a primeira edição e é um homem que inspira a luta pelo interior, é essa a mensagem principal que queremos passar. A família ficou muito sensível e vem uma delegação da Delta liderada pela neta Rita Nabeiro”.

O organizador afirmou ainda que há atletas inscritos que pretendem bater o tempo recorde da prova como é o caso de Paulo Barbosa, atleta do Benfica, campeão nacional de Meia Maratona, ou Nuno Lopes, vencedor da Maratona da Europa em Aveiro e um dos melhores atletas do país.

As inscrições estão abertas até 25 de maio e podem ser feitas online, em nome individual ou em representação de clubes, associações ou empresas. O valor de cada inscrição inclui uma T-shirt da prova e abastecimentos isotónicos (na distância mais longa).

A propósito do facto da distinção que este ano a região enverga, todos os atletas que corram os 21 quilómetros recebem duas garrafas de vinho: uma de tinto do Douro e outra de vinho do Porto.

A EDP Meia Maratona Douro Vinhateiro tem um limite de 20 mil participantes, pelo que as inscrições serão encerradas assim que este número for atingido.

A medalha oficial desta edição é uma homenagem aos vinhos do Douro, tendo a forma de um copo, e à atleta Cláudia Calçada.

A madrinha da prova, como tem sido habitual nos últimos anos, é a antiga campeã mundial de estrada Aurora Cunha.

Últimas Notícias

Freixo de Espada à Cinta recebe 1º Encontro Internacional de Fitdance realizado em Portugal

17/09/2024

UTAD apura ‘idade’ do Vinho do Porto pelo aroma

10/09/2024

Reforço dos corredores Kiss & Go para tomada e largada de crianças

10/09/2024

Projeto Radar Social ajuda no combate à pobreza e exclusão social em Moimenta da Beira

10/09/2024

UTAD na rota do “No-Code 2024”

10/09/2024

Município de Torre de Moncorvo apoia criadores de gado na erradicação da Brucelose no concelho

10/09/2024

Dia do Vinho do Porto: Real Companhia Velha celebra esta data e aniversário em 22 restaurantes

9/09/2024

IVDP celebra Port Wine day 2024 com entrega de distinções em várias áreas

9/09/2024