O projeto Douro Creative Hub, apresentado no início do mês de dezembro, em Vila Real, dispõe de 600 mil euros para identificar, dinamizar e promover as indústrias criativas que se espalham pelos 19 municípios da sub-região do Douro.

Lançado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este projeto pretende servir de rampa de lançamento para a criação do pólo das indústrias criativas do Douro.

Com origem na criatividade, capacidade e talento individuais, nas indústrias criativas incluem-se áreas como o artesanato, artes, 'design', música, publicidade, comunicação, moda, cinema, teatro ou arquitetura.

"É uma área geradora de valor para as regiões", afirmou o vice-reitor da UTAD, Artur Cristóvão, durante a apresentação do projeto.

Entre os objetivos do Douro Creative Hub está a identificação dos criativos da região, através de um levantamento de empresas, associações e trabalhadores individuais inseridos neste setor, assim como a incubação e a mentoria,

Será ainda implementado o “creative camp” que funcionará como um espaço de colaboração entre criativos no apoio ao desenvolvimento e um mercado criativo, e que visa promover e dar visibilidade a este setor.

O trabalho de campo será alargado aos 19 municípios que integram a CIM-Douro onde será feito um diagnóstico prospetivo das necessidades e oportunidades no setor e criada uma plataforma digital para a colocação e divulgação da informação recolhida.

O projeto inclui ainda a atribuição do prémio "Douro Criativo", com foco na região mas promovido a nível nacional, visando promover o empreendedorismo.

"No fundo, um conjunto de atividades que procuram agregar, dar visibilidade e também compreender o que significa aqui na região este setor da criatividade", salientou Artur Cristóvão.

A comunicação será uma das apostas fortes do projeto com o intuito de mobilizar a comunidade e dar a conhecer a economia criativa e quais as atividades que existem neste território.

Eduarda Freitas, da Inquieta - Produção e Comunicação Cultural, fez questão de salientar que "é possível criar mais e melhor a partir no interior do país" frisando ainda que, neste território "há mais condições para desenvolver a criatividade".

O Douro Creative Hub tem um orçamento de cerca de 600 mil euros e uma duração prevista de 24 meses, terminando em abril de 2019.

A Câmara de Vila Real está a negociar um espaço físico para acolher algumas destas atividades, que se pretende que fiquem instaladas no centro histórico de Vila Real.

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024