O Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa acolheu nos dias 26 e 27 de maio a 2.ª Edição do Simpósio de Metrologia do Douro Superior, que regressou este ano ao formato presencial e é já considerado a mais importante conferência nacional relacionado com a temática da Metrologia Legal.
O evento foi organizado pela Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), pelo Instituto Eletrotécnico Português (IEP), pelo Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM), pelo Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e, contou com o apoio da Especialização em Metrologia da Ordem dos Engenheiros.
As temáticas desta edição centraram-se em assuntos da maior atualidade e estiveram relacionadas com as do Dia Mundial de Metrologia, cujo tema genérico é "Medir para apoiar o sistema alimentar global".
Na abertura do Simpósio e de boas vindas a todos os participantes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa destacou a importância do Concelho de Vila Nova de Foz Côa e da Região do Douro Superior em termos culturais e naturais, “O Douro, e em concreto o Douro Superior, não é uma região diminuída ou de menor importância para o País, o Douro Superior é uma região de grande riqueza que potencia e gera um grande contributo para o país. O turismo, o vinho, todo o setor primário, a gastronomia, o agroalimentar, a produção de energia, são hoje caraterísticas essenciais, únicas e de excelência, para continuarmos a afirmar este território como uma região fortemente apetecível e inequivocamente estratégica”.
A Associação de Municípios do Douro Superior é constituída atualmente por 8 Municípios, nomeadamente Carrazeda de Ansiães; Freixo de Espada à Cinta; Miranda do Douro; Mêda; Mogadouro; Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, municípios pertencentes a 3 Comunidades intermunicipais distintas, 2 Distritos, e duas NUT II o Norte e o Centro de Portugal, sendo que o Município de Vila Nova de Foz Côa esteve na génese da sua criação em 1994 conjuntamente com os Municipios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
A AMDSFE – Associação de Municípios do Douro Superior de Fins Específicos, exerce as atribuições e competências delegadas pelos Municípios associados para a realização de fins específicos comuns, integrando um desses domínios o serviço de Metrologia, estando qualificada como Organismo de Verificação Metrológica, pelo Despacho IPQ Despacho 814/2023, de 17 de Janeiro, para a execução das operações de verificação metrológica em diversos domínios e alcances também no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.