A aldeia de Vilarinho da Castanheira foi palco no passado sábado de uma atividade lúdico-didática de natureza, com a 2ª edição da Colheita Terra à Terra.
Numa época em que as matas do concelho se enchem de pessoas a colher cogumelos, o Município de Carrazeda de Ansiães decidiu facultar as pessoas o conhecimento científico desta área, para que, aliado à sabedoria popular, as colheitas destes tão afamados míscaros sejam feitas em segurança.
Durante a atividade houve palestras, caminhada, recolha, esclarecimentos de dúvidas, diferenciação dos cogumelos aptos para consumo, convívio e degustação de míscaros. A parte da degustação ficou a cargo de dois estudantes da Escola de Hotelaria do Porto.
Este género de atividade tem como objetivo a valorização da importância da micologia e do potencial ecológico dos cogumelos que fazem parte da flora da região e da adoção de boas práticas de colheita e consumo, ajudando a manter a integridade do ecossistema e a segurança da comunidade.
Um agradecimento especial aos nossos parceiros, a Desteque, a Rede de Aldeias de Portugal, a palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, o Museu da Memória Rural e a Junta de Freguesia Vilarinho da Castanheira, que ajudaram na realização de mais uma edição deste evento.