Sabrosa Sociedade

1º Encontro de História, Arqueologia, Património e Comunicação aconteceu em Sabrosa

O 1.º Encontro de História, Arqueologia, Património e Comunicação, promovido pela Associação de História e Arqueologia de Sabrosa e pelo município de Sabrosa, decorreu durante os dias 19 e 20 de junho, no auditório municipal.

O concelho de Sabrosa é extremamente rico em património histórico-cultural e, em especial arqueológico, como tal, no passado dia 19 de junho, na sessão de abertura do evento, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, aproveitou o momento para demonstrar o seu contentamento referindo que “para nós, enquanto autarquia, defender, preservar e promover o nosso património arqueológico e histórico-cultural não é apenas uma obrigação mas sim um dever, é uma atitude dignificante que enaltece o nosso passado e que nos projeta para o futuro, com um legado que nos orgulha e que fazemos questão de preservar e valorizar, e de projetar e alavancar futuramente. Deixo também o meu reconhecimento pela excelência do grupo de pessoas e entidades aqui presentes e representadas neste 1º encontro, que sejam dois dias de muita aprendizagem e acima de tudo que seja um encontro de sucesso”.

A sessão prosseguiu com várias prelações de intervenientes nacionais e internacionais, de personalidades portuguesas, espanholas, italianas, romenas e gregas, com recurso à tradução, que tiveram um papel ativo e empenhado na defesa, na valorização, no estudo e na divulgação do património cultural.

Da parte da manhã, participaram ainda na sessão de abertura a Presidente da AHAS, Dina Pereira, e Gerardo Vidal Gonçalves, a Diretora Regional da DRCN, Laura Castro, Filipe Themudo da Universidade de Évora, e Suzette Bloch, neta do apreciado historiador Marc Bloch, uma das personagens mais relevantes da historiografia mundial do século XX e que foi homenageado durante o evento.

A tarde iniciou com Jorge Lopez Quiroga e Natália Figueira da Universidade Autónoma de Madrid, e prosseguiu com a intervenção de Luís Raposo, da Associação dos Arqueólogos Portugueses, seguindo-se Filipe Themudo, Ana Cardoso de Matos da Universidade de Évora, e terminando com a intervenção de Suzette Bloch e Jorge Raposo, do CAA e da Al Madan, uma das associações (CAA) mais antigas e importantes no panorama da arqueologia em Portugal.

O segundo dia começou com Martin Gomez-Ullate da Universidade de Extremadura, seguindo depois com as intervenções de Paulo Reis Mourão da Universidade do Minho e Vítor Nogueira da Biblioteca Pública de Vila Real. Depois do almoço, a sessão teve continuidade com as apresentações de Florin Alexandru e Gabriela Contesina Staicu, com José Marques, responsável pela Estrutura de Missão das Comemorações dos 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e com María Antonia García de León, terminando o evento com Pilar Barrios Manzano e F. Javier Barra Sanz.

Este 1º encontro integrado num projeto Europeu, teve como objetivo discutir e encontrar sugestões para a valorização do património cultural, e foi realizado através do projeto LVINC, no âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia.

Últimas Notícias

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024

IVDP cria Academia Douro e Porto para reforçar formação no setor

4/11/2024

UTAD promove “match” entre talentos e oportunidades de carreira

3/11/2024

Abertura de procedimento para entrega de talhão das hortas urbanas

2/11/2024

Transportes públicos em Lamego com informação em tempo real

1/11/2024

Curso de Português Língua de Acolhimento para migrantes em Armamar

31/10/2024