A Oficina das Comunidades decorrerá, entre os dias 3 e 9 de setembro, em Carrazeda de Ansiães, com o objetivo de desenvolver um diagnóstico social do concelho focado na inclusão social de comunidades imigrantes e ciganas, a partir de um enfoque interdisciplinar.
A iniciativa contará com espaços de reflexão coletiva que permitam o empoderamento da população local e uma maior coesão social, no sentido da construção de soluções e propostas de ação para o futuro.
Às atividades científico-pedagógicas acresce um programa recreativo de conhecimento e valorização da região, as suas gentes, gastronomia, cultura e recursos naturais.
Esta ação terá como intervenientes diretos diversos estudantes universitários acompanhados por docentes/investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e do Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, bem como a presença de uma docente e investigadora da Universidade de São Paulo e um professor e investigador da Universidade de Aveiro.
A iniciativa decorrerá com o apoio estrutural e logístico da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Contamos, ainda, com o Projeto People & Planet (IMVF), o Parque Natural Regional do Vale do Tua e a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa como entidades parceiras.